Kostia era um jovem frágil e muito trabalhador que vivia sozinho. Da sua salamandra saiu um Espírito da Floresta na forma de um homem muito pequenino. Kostia disse ao Espírito da Floresta que não se importava de ser uma árvore. O Espírito da Floresta ofereceu-lhe uma bebida mágica para que ele ficasse forte como uma árvore. Para que a poção mágica fizesse efeito, Kostia teve de ficar três dias e três noites com os pés dentro de um alguidar com terra . O Espírito da Floresta avisou-o que a partir daquele dia não poderia ficar mais de três dias no mesmo local,pois os seus pés transformar-se-iam em raízes.
Agora que tinha umas pernas fortes como uma árvore Kostia foi viajar. Durante a sua viagem, Kostia só parava quando precisava de comer e descansar um pouco.
Na sua primeira paragem encontrou um casal que o recebeu muito bem. Como não tinham filhos, pediram a Kostia que ficasse com eles. Kostia um pouco triste, continuou a sua viagem e chegou a uma aldeia.
Nessa aldeia encontrou crianças felizes e divertidas nas suas brincadeiras. Enquanto brincavam no baloiço, este partiu-se. Kostia ao ver a tristeza das crianças consertou o baloiço e brincou com elas.
Continuando a sua viagem passou por uma planície e encontrou um ninho caído no chão com cinco ovinhos e os pais passarinhos muito aflitos. Depois de muito pensar, Kostia resolveu pegar no ninho, levantar os braços como se fossem ramos de árvore e esperar que os ovos eclodissem. Foram precisos três dias para que os passarinhos nascessem.
Kostia tentou caminhar mas os seus pés tinham criado raízes e foi preciso cortá-las para puder continuar as suas viagens.
De novo livre, Kostia viajou até uma aldeia onde só encontrou uma menina e o seu avô velhinho e doente. Todos os outros aldeões tinham fugido para as montanhas pois o dique da aldeia começava a ruir e a inundar as suas casas. Logo Kostia decidiu reparar o dique. Juntamente com a menina da aldeia trabalharam muito tempo conseguiram reparar as paredes do dique. Então, com toda a força adquirida com a poção mágica, Kostia segurou as paredes do dique. A menina ficou junto dele a ajudá-lo.
Muitos dias passaram e Kostia foi-se transformando numa forte e bela árvore e a menina numa bela e florida trepadeira enleada nos ramos fortes da árvore.
Trabalho realizado pelo 4º ano 1ª turma
Parabéns pelo óptimo trabalho que realizaram 4º 1ª.
ResponderEliminarProf. Margarida
Gostei muito de ver este blog
ResponderEliminara lenda é muito bonita.
ResponderEliminarGostámos muito desta história.
ResponderEliminarDivertimo-nos muito ao lê-la.
Os alunos do 4º ano de Torroselo
GOSTEI MUITO MAS NAO ESTA CA A HISTORIA TODA
ResponderEliminargostei muito mas gostava que a historia estivesse toda aqui
ResponderEliminargostei desta historia .
ResponderEliminarMas o final foi o mais romantico
Realmente o final foi muito romântico
EliminarQuem concorda diz:"Up"
Grande treta.
ResponderEliminarEu queria era a historia toda.
Não volto a abrir este blog, foi uma perda de tempo... :-!
Concordo a 100%
EliminarQue ranho!¡ :-(
Mentira
Eliminar